Caracteristicas da Vegetação

Falando sobre a vegetação dos pampas , podemos destacar a característica de plantas herbáceas de 10 a 50 cm de altura e coberturas de campo. Diferente do que as imagens e as características aparentemente simples da região , o bioma é rico em sua biodiversidade , tendo sua cobertura de extrema importância , levando em conta o fato de ter um conjunto de ecossistemas muito antigos até hoje não descoberto em sua totalidade pela ciência. 



Ao longo do bioma pampa é possível encontrar varias formações vegetais , entre elas se destacam :

 

Matas ciliares

São formações vegetais encontradas nas margens dos rios. São fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo , reduzindo o assoreamento e a fora da água que chega a rios lagos e represas, mantendo a qualidade da água e impedindo a entrada de poluentes para o meio aquático. Formam , além disso , corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna.

 

Mata de encosta

 

Mata de encosta e uma mata de transição, no pampa a transição ocorre com a Mata atlântica. Esse tipo de vegetação apresenta uma cobertura vegetal  com altura entre 12 a 18m . Um exemplo de arvore encontrada nessa vegetação são as araucárias.

 

 

 Formação arbustiva

 

É uma vegetação composta por pequenos conjuntos de plantas chamados de arbustos.  Essa formação vegetal  geralmente se encontra afastados uns dos outros ao longo da sua extensão.

 

Banhados

 

E uma planície alagada uma área de transição entre os ambientes aquático e terrestre e, ao contrario do que muitos pensam apresenta grande  diversidade de espécies por esse fato esse ecossistema foi bastante devastado por conta da expansão agrícola.

 

Afloramentos Rochosos :

Afloramento rochoso é a exposição de uma rocha na superfície da Terra. Pode ser formada naturalmente pela erosão do solo que cobria a rocha ou pela ação humana , como por exemplo, cortes de estrada ou pedreiras.